Bereanos: Crentes Bíblicos

Bereanos são o povo nascido na Macedônia , mais precisamente na cidade de Beréia, a qual foi  visitada por Paulo em sua segunda viagem missionária por volta do ano de 52 DC (BÍBLIA DE ESTUDOS DE GENEBRA, 2009), conforme ilustra a figura 1. Desde 168 DC, Beréia atualmente  possui o nome de  Véria , e, desde 1912 foi incorporada ao território da Grécia conforme marcado na figura 2.

Figura 1 - Segunda viagem de Paulo

A Bíblia relata sobre os Bereanos em Atos capítulo 17, versículo 11 “Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim.” (BÍBLIA SAGRADA. Tradução, Almeida, João Ferreira de. Edição corrigida e revisada fiel ao texto original, 1995), assim, conforme (HENRICHSEN, 1997), são definidos como um povo cuja convicção era formada nos ensinamentos da Bíblia.

Figura 2 - Localização da cidade de Véria, Grécia atual.

É importante que a convicção se forme embasada no que a Bíblia ensina sem dependência de comentários, credos e sermões. Todos os materiais para estudo bíblico são válidos, tais como enciclopédias, comentários e obras expositivas. Entretanto, devem ser utilizados apenas após ser aplicado o princípio de investigação original, a Palavra de Deus. (HENRICHSEN, 1997)

Aquele povo buscou encontrar nas Escrituras Sagradas a confirmação daquelas novas que em tudo lhes pareciam boas, eles valorizavam a verdade bíblica e colocavam acima de quaisquer outras fontes pretensas de autoridade. Isso justifica o fato de Paulo não ter escrito nenhuma carta aos Bereanos – não era necessário, pois eram crentes bíblicos, ao passo que seus vizinhos da Tessalônica receberam duas. (LEITE, 2009)

A Bíblia ratifica e nos admoesta sobre tal comportamento em 1 Tessalonicenses 5: 21 está escrito “Examinai tudo. Retende o bem.”; em João 5:39, “Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam;” e como resposta aos saduceus, dentro deste mesmo contexto Jesus disse: “Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus.” (BÍBLIA SAGRADA. Tradução, Almeida, João Ferreira de. Edição corrigida e revisada fiel ao texto original, 1995).

Se a vontade de Deus é que os homens “cheguem ao pleno conhecimento da verdade” então o homem terá que fazer algo para alcança-lo. Sabedoria sim é de Deus. Nobre são os cristãos que a conhecem e que a analisam os fatos segundo às Escrituras Sagradas, assim como demonstram os Bereanos.

 

Bibliografia

 
BÍBLIA SAGRADA. Tradução, Almeida, João Ferreira de. Edição corrigida e revisada fiel ao texto original. (1995). São Paulo: Sociedade Bíblica Trinitariana do Brasil.
 
BÍBLIA DE ESTUDOS DE GENEBRA. (2009). São Paulo: Editora Cultura Cristã; Sociedade Bíblica do Brasil.
 
HENRICHSEN, W. A. (1997). Método de Estudo Bíblico – A layman’s guide to interpreting the Bilble, tradução: Odair Olivetti. São Paulo: Mundo Cristão.
 
LEITE, L. (2009). A inteligência do evangelho. São Paulo: Naós.
 

Explore posts in the same categories: Artigo

Etiquetas: , , ,

You can comment below, or link to this permanent URL from your own site.

6 comentários em “Bereanos: Crentes Bíblicos”

  1. junio Says:

    Muito bom, amei esse estudo, confesso sou pentencostal, mas vejo que há muitas outras denominações QUE SE DIZEM pentencostais… que nao se preocupam em ensinar a verdade diarimente, levando os fiéis a se tornarem intensos ignorantes e julgadores de alma, tudo porque só se preocupam com movimento religioso e recebem tudo com ânimo sem consultarem a palavra de Deus, por esse motivo ha muitos fracos na fé, pois o que alimenta a alma é, e sempre será a palavra de Deus, e quando nao se tem o costume de estudar a Bíblia, os fiéis fazem de costumes humanos doutrina de Deus. Absurdo!!!

  2. leda Says:

    os bereanos eram nobres e não era uma doutrina calvinista que acham que toda igreja pentecostal não tem teologia pois acham-se doutores do saber, teologia sem unção é formalismo e tradicionalismo unção sem teologia é fanatismo há muitos doutores do saber estudar demais é enfado diz o sábio salomão estamos alardeados de doutores do saber e palavar temos demais mais que causa impacto onde o cego é curado o mudo fala é há o ensinamento de Jesus raras onde estao Elias Eliseus e outros estamos enfadados de escribas com teologia sistemática pós tribulacionista pré tribulacionista etc que importa tudo isso se o efeito da palavra de Deus não funciona? se os milagres não acontecem? se o conhecimento está morto? cada um é doutor do saber mas estão todos longe de alcançara a igreja de atos!

  3. edson carlos Says:

    Realmente diante de tantas heresias temos que estudar cada vez mais a biblia

  4. Demétrio Says:

    Os bereanos são dignos de serem imitados sim, no que diz respeito a conhecer as Escrituras, mas Paulo fez um excelente trabalho naquele lugar e o Espírito Santos estava com ele nas pregações e na divulgação das Boas Novas. Mérito de Paulo também.

  5. simao Says:

    teoria, quero ver é praticar o que ta na Bíblia.

    • wender4j Says:

      Concordo irmão, na verdade a prática começa na mudança de pensamento (teórico), que influenciará no comportamento, trazendo bons hábitos e culminando num caráter cristão adequado.
      Creio que os Bereanos daquela época foram também bons praticantes pois Paulo não precisou destinar nenhuma carta a eles, ao passo que Tessalônica recebeu duas.


Deixe um comentário